O clima de mistério ronda o Fazendão. Às vésperas da partida decisiva contra a Portuguesa, neste domingo, na Arena Fonte Nova, o técnico Cristóvão Borges fechou o treino do Bahia para a imprensa na quinta e na sexta.
Ninguém, além do treinador e dos jogadores tricolores, tem ideia da escalação ou formação que o time vai mandar a campo no final de semana.
Cristóvão é daqueles treinadores que acreditam que qualquer detalhe pode decidir uma partida. Quando se trata de um confronto entre adversários diretos na luta contra o rebaixamento, então vale tudo para levar vantagem. A diferença que separa o Bahia, 16º colocado, e a Portuguesa, 13ª, é de apenas dois pontos. Portanto, uma vitória é fundamental para ambos os lados.
Mesmo sabendo da importância do duelo entre Bahia e Portuguesa, Cristóvão foi bastante questionado a respeito do treino secreto – que também foi utilizado antes do jogo contra o Atlético-MG. Sobre o assunto, ele respondeu.
– No jogo contra o Atlético, eles tinham uma jogada que eu conheço, porque eu conheço bem o treinador, e sei que ele gosta daquela jogada. E era uma jogada que nós podíamos aproveitar para fazer gol. Se eu fizesse com vocês (jornalistas) aqui, não ia adiantar nada, porque vocês iriam falar e eles não fariam. Então, o treino secreto foi para isso. Aconteceu, nós treinamos, só que erramos o passe. O Titi errou o gol em uma, e na outra a bola do Hélder para o Marquinhos foi muito longa. Treino secreto é só para isso. Hoje e ontem tem sido fechado para vocês não verem o que eu fiz, que não foi nada de excepcional. É só uma maneira de achar o encaixe para o jogo, que é complicado – afirma o treinador, que, provocado por jornalistas, manteve em sigilo a escalação.
– A escalação eu não posso dar. Eles mudaram o time deles nos últimos jogos, por algumas circunstâncias, e ainda não definiram. Por isso, eu treinei formações diferentes, para cada maneira que ele escolha para o jogo – afirma.
Mesmo com a negativa do treinador em fornecer qualquer detalhe sobre a escalação, os questionamentos persistiram. Cristóvão, então, cedeu. Ele revelou apenas um jogador que está confirmado para a partida: o atacante Wallyson.
Wallyson não treinou na quinta, reclamando de dores na coxa. Porém, nesta sexta-feira ele treinou normalmente e vai para o jogo, segundo o treinador tricolor.
– Depois que ele (Wallyson) ficou um tempo parado, quando ele voltou, o nível dos jogos exigiram muito. Quem está voltando sente muito. Aconteceu com ele, aconteceu também com o Marquinhos, que está melhorando agora. Ele sentiu a última partida. O esforço para ele foi maior ainda. Mas agora já jogou as partidas, entrou em uma, jogou a outra inteira. Ficou alguns dias sem treinar, mas agora já está bem e vai para o jogo – confirma o técnico Cristóvão Borges.
As informações são do G1.