Fazendo parte das comemorações alusivas à data magna baiana, 2 de julho, marco histórico e cultural da Independência da Bahia, o Fogo Simbólico, passa na manhã desta segunda-feira (1º), na cidade de Candeias, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes. A tocha seguirá em cortejo para Simões Filho pelas mãos dos atletas candeienses, logo após será levada para seu destino final, a capital baiana, Salvador.

Marco da Independência
A data 2 de julho relembra o movimento iniciado em 1821, mas com raízes em anos anteriores, no qual o Estado da Bahia conquistou a sua independência. Motivado pelo sentimento federalista emancipador do seu povo, o desfecho do movimento se deu a 2 de julho de 1923, em plena Guerra da Independência do Brasil.
A luta pela Independência da Bahia iniciou-se antes mesmo da Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822, porém a concretização da emancipação só aconteceu quase um ano depois. Diferente da proclamação pacífica da Independência do Brasil às margens do Ipiranga, a Independência da Bahia custou milhares de vidas em disputas acirradas por terra e mar. Este ano, a Bahia comemora o 190º ano da emancipação do estado.

Roteiro
O Fogo Simbólico refaz os caminhos das cidades do recôncavo que lutaram para consolidar a Independência da Bahia e saiu da cidade história de Cachoeira na manhã de domingo (30), às 7h30, percorreu as cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, chegando em Candeias nesta segunda-feira (1º), sendo recepcionada pela autoridade máxima da cidade, prefeito Francisco Conceição. Além da cerimônia pública da recepção do Fogo Simbólico, haverá o hasteamento das bandeiras, pronunciamentos de autoridades, execução do Hino da Independência e apresentação de fanfarra.
Trazida para Candeias pelos atletas de São Francisco do Conde, a tocha seguirá em cortejo para Simões Filho pelas mãos dos atletas candeienses. De lá, a tocha será levada para seu destino final, a capital baiana, Salvador.

Programação no 2 de julho – Salvador
6h Queima de fogos no Largo da Lapinha
9h Hasteamento de bandeiras pelo governador Jaques Wagner e pelo prefeito ACM Neto na Lapinha
9h30 Início do cortejo no Centro Histórico, passando pela Praça da Soledade em direção ao Pelourinho e à Praça Thomé de Souza, encerrando a programação matutina
15h Homenagem na Câmara Municipal aos heróis da Independência
15h30 Início do cortejo em direção ao Campo Grande
16h30 Previsão de chegada dos carros dos caboclos e das autoridades à Praça do Campo Grande

Toda população baiana está convidada para todos os atos simbólicos em todas as cidades por onde passar a tocha.