Entre as cidades que sediaram os jogos da Copa das Confederações, Salvador foi a que apresentou o pior desempenho em mobilidade urbana. A avaliação feita pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) classificou como “regular” a mobilidade urbana na capital baiana.
De acordo com o estudo, os principais problemas identificados em Salvador são a falta de organização e a não priorização do transporte público. Segundo o diretor técnico da NTU, André Dantas, ressaltou que não há projetos de grande porte de mobilidade para a cidade. “Há a necessidade de priorizar o transporte público. Ele que vai trazer benefícios a todos. O transporte individual é efêmero”, declarou Dantas.
Ainda de acordo com o estudo, os pontos que precisam passar por melhorias são a gestão das obras, o sistema de informação ao usuário, a acessibilidade e o conflito entre os modos de transporte. A avaliação em Salvador foi realizada no dia 30 de junho, data da partida entre Uruguai e Itália. Já Brasília e Recife foram as cidades mais bem avaliadas, o desempenho das duas foi “satisfatório”.