Entidades sindicais de todo o Brasil anunciam para esta quinta-feira (11) paralisação pelo Dia Nacional de Luta. Movimentos de rodoviários, bancários, professores, químicos e petroquímicos, trabalhadores da construção civil e da saúde reivindicam o fim do fator previdenciário; redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; reforma política; 10% do PIB para a Saúde; 10% do PIB para a Educação; transporte público de qualidade e reforma agrária.
Em Salvador, os rodoviários devem parar as atividades das 4h às 8h e, durante todo o dia, não funcionam bancos escolas municipais e estaduais, além de hospitais, que devem atender apenas casos de urgência e emergência. Está prevista ainda uma passeata entre o Campo Grande e a Praça Municipal. Estão confirmadas ainda manifestações na Avenida Sete de Setembro e nos grandes shoppings a partir das 8hs.
Em Camaçari, algumas instituições já aderiram à paralisação, a classe de bancários, a da construção civil, químicos, metalúrgicos, educação e vigilantes já confirmaram paralisação no dia 11. Hoje (10), às 13h, haverá uma plenária geral envolvendo todas as entidades, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, localizado na Rua do SAC, para definir o formato da mobilização.