Um preso custodiado na 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin/Irecê), no centro-norte da Bahia, foi encontrado morto em uma das celas da unidade na madrugada desta quinta-feira (18). Este é o terceiro detento achado morto em delegacias ou complexos penitenciários do estado em menos de cinco dias. Os outros dois casos aconteceram em Salvador e Caculé.
O Ministério Público da Bahia informou que está investigando todas as mortes. Segundo o MP-BA, o promotor de Execução Penal, Edmundo Reis, está à frente da apuração dos casos.
Em Irecê, o preso tinha 37 anos, respondia por homicídio e foi achado enforcado com uma mangueira no pescoço, segundo a polícia. Ele ocupava a cela com mais três pessoas. "Umas 4h de manhã os presos solicitaram com urgência a presença dos investigadores da cela", relata Isabel Cristine, delega plantonista da cidade.
Segundo a delegada, o homem havia sido preso no município de Jussara e foi transferido para Irecê há cerca de um mês. "Comentam que ele tinha alguns problemas mentais, mas certeza ninguém tinha. Acho que ele não estava muito bem. Às vezes se sentia arrependido", supõe.
Caculé e Salvador
O preso que estava custodiado na Delegacia de Caculé também foi encontrado morto dentro da unidade policial nesta quinta-feira (18). Ele tinha 46 anos e estava sozinho na cela. Condenado por estupro, o detento seria transferido, nesta madrugada, para cumprir pena em uma das unidade do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.
Ainda segundo informações policiais, a morte do preso foi descoberta quando o agente de plantão na delegacia foi buscá-lo na cela para ele ser transferido para a capital baiana. O policial encontrou o preso enforcado em um lençol amarrado à grade da própria cela. A polícia disse que os outros presos não perceberam nada. A suspeita é de que o homem tenha cometido suicídio. O corpo dele foi removido e levado para o Departamento de Polícita Técnica (DPT) de Guanambi.
Já em Salvador, a morte ocorreu noite de segunda-feira (15), em uma das unidades do Complexo Penitenciário da Mata Escura. O preso foi localizado com um lençol no pescoço pendurado na janela do banheiro de uma das celas do módulo 5, na Penitenciária Lemos Brito, uma das unidades do Complexo.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da assessoria de imprensa, informou que tudo indica que o preso cometeu suicídio, no entanto, a perícia deve apontar a real causa da morte.