As estátuas vivas representando Cristo durante a Via-Sacra, encenada na orla de Copacabana, nesta sexta-feira (26), foram um dos destaques da apresentação e fizeram também sucesso junto ao público ao término da encenação.

Os atores que atuaram como estátua viva de Jesus eram abordados por diversos peregrinos que pediam para tirar foto com os 'três Cristos' ao mesmo tempo. Segundos as estátuas vivas, eles enfrentaram mais de 3 horas de maquiagem e chegaram ficar entre 8 e 15 minutos na mesma posição durante a encenação.

Darlan AlvarengaEstátua viva de Jesus

"Quinze minutos parado é mole, já cheguei a ficar 1 hora. O mais difícil foi o frio", disse Erlande Lutz, que fez o papel do Cristo da Pietá.

O ator Mario Cardona, que foi caracterizado de Cristo de Madeira ao estilo Aleijadinho, conta que a sua maquiagem inclui além de tinta, látex e resina. Já Felipe Edgard, que representou um Cristo de ônix, disse que foi a primeira vez que atua como Jesus. "Já tinha feito estátua grega e egípcia, mas Cristo foi a primeira vez. E na presença do Papa e com uma energia como a de hoje, foi uma experiência sem igual", disse.

Discurso na Via-Sacra

O Papa Francisco emocionou os fiéis de Copacabana em seu 5º dia no Brasil benzendo a estátua de São Francisco de Assis durante sua passagem pela Orla, cumprimentando os peregrinos rumo à encenação da Via-Sacra e pedindo uma oração em homenagem às vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS). O Papa também ouviu a confissão de jovens, encontrou menores infratores e rezou o Ângelus, que tratou da importância dos anciãos e das crianças na construção do futuro dos povos.

Darlan AlvarengaFigurante atua como estátua durante Via-Sacra

O Papa chegou a Copacabana por volta das 17h. Ele percorreu de papamóvel o trajeto do Posto 6 até o Leme, onde ocorreria o 3º ato central da JMJ: a encenação da Via-Sacra. No caminho, parou, desceu e benzeu a imagem de São Francisco, uma estátua na Orla. Segundo a organização do evento, o Papa foi recebido por 1,5 milhão de pessoas.

Ao final da Via-Sacra, o Papa fez um pronunciamento sobre a cruz de Cristo, dizendo: “Viemos acompanhar Jesus no seu caminho de dor e amor”. “O que terá deixado a cruz de Jesus em cada um de vocês?”.

G1*