Quatro jogos. Treze anos. Este é o tempo que o Bahia não vence o Flamengo nos jogos em Salvador. O longo tabu pode ser quebrado na noite desta segunda-feira, quando as duas equipes se enfrentam pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova

O técnico Cristóvão Borges diz não ligar muito para o histórico de confrontos. O treinador adianta que espera um jogo difícil contra o Flamengo, mas diz que a postura dos jogadores do Bahia o faz acreditar no triunfo.

– Não tenho a menor preocupação com isso. Não dou muita importância. Dou importância ao trabalho da equipe, me preocupe em fazer com que o time jogue bem. Com isso acontecendo, os tabus vão sendo quebrados. Os jogadores entenderam o que significa Bahia. A demonstração que eles têm dado nos jogos nos deixa confiante. Vai ser duro, vai ser difícil, mas estamos bem. Estamos preparados para encarar o Flamengo de igual para igual – afirmou

Nos últimos dias, Cristóvão dedicou algumas horas para analisar o clube carioca. Desde segunda-feira o técnico tem visto vídeos dos últimos jogos do Flamengo. No último treino, chegou a passar imagens do adversário para os jogadores. A repetição faz com que o treinador se torne especialista no rubro-negro.

– As equipes do Rio têm muita qualidade técnica. Eles têm uma boa posse de bola. O time do Flamengo está conseguindo alinhar isso a um jogo de intensidade alto e a uma movimentação bastante interessante – acrescentou.

Último triunfo do Bahia em 2000

A última vez que o Bahia ganhou do Flamengo em Salvador foi pelo Brasileiro de 2000. O Tricolor não tomou conhecimento do adversário: 4 a 1 na Fonte Nova. Os gols foram marcados por Jajá (três vezes) e Jean, para o Bahia, e por Denilson, para o Flamengo.

Desde então, as duas equipes se enfrentaram outras quatro vezes na capital baiana. O time carioca venceu três. Em 2011, no retorno do Bahia à Série A, o empate em 3 a 3 no estádio de Pituaçu.

GloboEsporte*