Quinze minutos foi o tempo que o novo camisa 11 do Barcelona teve para seduzir os torcedores com os seus primeiros dribles e toques na bola. Neymar entrou em campo no final do amistoso diante do Lechia Gdansk, da Polônia, na mesma hora que centenas de turistas passeavam pelas ruas de Barcelona com o seu nome às costas.
Nos principais bares “Barcelonistas” da cidade, não houve muita empolgação de torcedores, como acontece normalmente em dia de jogo. Em contrapartida, os turistas se deslocaram para a frente da TV nos lugares habitualmente frequentados por fãs do clube. E atestaram que o peso do craque brasileiro – 64,5 kg, segundo a página do time catalão – é uma preocupação para enfrentar a por vezes ríspida marcação dos europeus.
– Gostei muito de ver o Neymar em campo, ele só pôde jogar com os mais jovens do time B. Ainda não teve oportunidade de jogar com Messi, Xavi e Iniesta. Ao lado de Messi e Pedro, o Barcelona vai formar um grande trio de ataque. Estou um pouco apreensivo pelo peso do Neymar, ele sofreu muitas faltas e precisa ganhar massa muscular – disse Luiz Fernandes, responsável por um dos bares de Barcelona.
Sem coreografias?
A brasileira Andreia de Goiana, que trabalha no mesmo bar há dois anos, também assistiu à estreia do craque ex-santista e compartilha a mesma preocupação.
– Ele é muito habilidoso, mas quando alguém encosta nele ele voa. Acho que está muito magro, os europeus são mais fortes e jogam mais duro. Tirando isso, acho que não tem como dar errado, por que o Neymar chegou aqui com muita humildade. Ainda para mais ele vem para aprender com o melhor do mundo.
Além de ganhar um pouco mais de massa muscular, Andreia acha que Neymar vai deixar as danças e as coreografias de lado nesta nova etapa em Barcelona.
– Não acredito que ele faça o Messi dançar, pelo contrário, acho que o Neymar é quem vai deixar de festejar os gols com coreografias, pois aqui no Barcelona isso é visto como falta de respeito. Antes o Daniel Alves também festejava alguns gols assim, depois chamaram atenção dele e ele nunca mais o fez, opinou.
A febre 'Messi & Neymar'
Neymar e Messi até podem não vir a dançar juntos em campo, mas para Oscar Massa, que se define como torcedor número um do Barcelona, o camisa 10 irá fazer de tudo para facilitar a adaptação do brasileiro.
– Será uma união imparável. Da mesma forma que Messi disse que o Ronaldinho Gaúcho o ajudou a crescer, acho que ele vai ajudar o Neymar também. Vai ser um pai para ele – afirmou sem hesitação o estudante de 21 anos.
Messi também jogou contra o Lechia e voltou a marcar, mas os dois não se cruzaram em campo. O argentino saiu no decorrer do segundo tempo e Neymar entrou nos últimos 15 minutos. A estreia da grande dupla que está encantando o mundo do futebol tem data marcada para a próxima sexta-feira, no Camp Nou. Em Barcelona, o momento é vivido com grande intensidade. Não interessa a nacionalidade, não há uma conversa que não termine no tema da dupla Neymar e Messi. A febre contagiou inclusive os turistas e os menos amantes de futebol.
– Vim a Barcelona para visitar o Camp Nou o novo museu. Também já comprei a camisa do Neymar, claro. Foram € 100 (quase R$ 300), mas valeu a pena, adoro o Neymar – disse o francês Ala, de 26 anos, que está na cidade acompanhado pela namorada Fanny, também fã do atacante.
Apesar de estar em Barcelona somente para fazer turismo, o inglês Richard Antonhys fez uma pausa para assistir à estreia do Neymar com a camisa do Barça e confia no sucesso da dupla argentino-brasileira.
– Hoje o Neymar poderia ter entrado um pouquinho mais cedo. Desse jeito não teve tempo para nada. Para o Barcelona é incrível poder ter Messi e Neymar juntos no time. Individualmente eles são muito bons, juntos serão ainda melhores – encerrou o vendedor de 28 anos. *Globoesporte.com