Os trabalhos legislativos na Assembleia voltam nesta quinta-feira, 01, e tem como um dos temas polêmicos o voto aberto. Na terça-feira dia 6 de agosto às 9h, acontece no auditório Jutahy Magalhães na ALBA, uma audiência pública para tratar do assunto. A iniciativa é da deputada Luiza Maia, autora da PEC 126/2012, que propõe o fim do voto secreto.
Confirmaram presença, Paulo Câmara, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, onde projeto semelhante já foi aprovado, o vice-presidente da ABI, Ernesto Marques, o vereador Suica, membros de movimentos sindicais e representantes de veículos de comunicação que fizeram movimentação nas redes sociais com a campanha Sou Honesto, Voto Aberto!
Para a deputada, o assunto deve ser debatido com várias esferas da sociedade. “ Nosso objetivo é mobilizar o povo para que entre nessa discussão também. A pressão popular sempre contribui para que os projetos de interesse social sejam votados mais rapidamente. A assembleia da Bahia não pode ficar fora desse processo e precisa ouvir o apelo das ruas. Muitas Casas Legislativas de vários estados do Brasil já aprovaram o fim do voto secreto e aqui estamos esbarrando numa má vontade política”, desabafa Luiza.