De 34 praias da orla de Salvador e de Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana, 17 estão impróprias para banho neste final de semana dos dias 3 e 4 de agosto. A informação foi divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na sexta-feira (2).

O Inema orienta que os banhistas evitem as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Bogari (em frente ao Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Boa Viagem (ao lado do Forte) Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Ondina (em frente ao posto Shell), Rio Vermelho (em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão e em frente à Igreja N. S. Santana), Amaralina (Em frente à Escola Cupertino de Lacerda), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas Patamares), Placaford (em frente ao Posto Salva Vidas), Itapuã (em frente ao Clube Cassas) e Buraquinho (em frente à barraca de praia Chalé).

De acordo com o órgão, nas demais praias situadas na região as condições são normais. O Inema lembra ainda que os banhistas devem evitar o banho de mar em tempo chuvoso, já que as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos.

O índice que mede a qualidade das águas, chamado de índice de balneabilidade, é realizado em 30 praias da capital e mais quatro em Lauro de Freitas, em amostragem realizada no período de cinco semanas. A praia é considerada própria para o banho quando pelo menos 80% das amostras têm menos de mil coliformes fecais por 100 ml de água.

G1*