Moradores do bairro Comes de Farias realizam um protesto na avenida Bonocô na manhã desta quarta-feira (7). Os manifestantes bloqueiam a via no sentido Centro, ateando fogo em lixo e pedaços de madeira no local, além de impedirem a circulação de veículos distribuindo cones de trânsito na pista. O protesto é motivado pela falta de água na região do Alto do Cruzeiro desde o domingo (4).
Uma viatura da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) já está no local, monitorando a situação. Os motoristas da capital baiana devem buscar transitar por vias alternativas na cidade.
A Transalvador registrou quatro acidentes de trânsito com duas pessoas feridas e uma vítima fatal desde as 7h de hoje. Este não é o primeiro protesto registrado nesta manhã em Salvador. Familiares e amigos do garoto atropelado na manhã desta quarta (7) na via exclusiva para ônibus na avenida Vasco da Gama, em Salvador, também fecharam a via em protesto.
Eles seguraram cartazes e impediram o fluxo de veículos nas proximidades da ladeira de acesso ao Hospital Geral do Estado (HGE), para onde o menino foi socorrido após o acidente. Segundo a Transalvador, o garoto foi atropelado por volta das 7h30, por um Ônibus da empresa Rio Vermelho. A manifestação foi encerrada por volta das 11h.
Ainda de acordo com o órgão de trânsito, após o acidente, a mãe da criança solicitou que uma viatura da Polícia Militar, que passava pelo local, prestasse o socorro ao garoto, já que a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não havia chegado.
Ainda conforme testemunhas que presenciaram o acidente, o estado de saúde do menino é considerado delicado. A unidade médica, porém, não divulgou informações sobre o quadro da vítima.
Neste ano, já foram registrados três acidentes envolvendo ônibus nas faixas exclusivas. Este é o segundo caso de atropelamento em corredor exclusivo. No dia 28 de junho, um ônibus foi atingido por um coletivo na faixa da Avenida ACM.
Acidente na via exclusiva da Vasco
Uma colisão entre dois ônibus na via exclusiva da avenida Vasco da Gama deixou cerca de 20 feridos no dia 25 de maio. De acordo com a Transalvador, eram por volta de 12h quando um ônibus da empresa BTU, fazendo a linha Portão-Lapa, bateu de frente com um ônibus da Joevanza, que fazia a linha Doron-Lapa.
Segundo informações de passageiros, um dos motoristas dirigia em alta velocidade. O acidente aconteceu pouco mais de um mês depois de uma batida semelhante matar quatro pessoas na faixa exclusiva próxima ao Iguatemi.
Dez dos feridos foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE): Antônio José dos Santos, 81 anos; Débora de Oliveira Reis Santa, 15; Cauê Liam Coelho Prado, 6; Alda Cristina Coelho Araújo, 35; Alexsandro de Jesus Silva, 24; Joaham Gomes de Jesus, 35; Adenailda Alves dos Santos, 46; Neila Pereira dos Santos, 29; Edmilton Costa dos Santos, 34, e Maiana Pereira dos Santos, 20.
Mais acidentes
Outro pedestre foi atropelado na manhã de hoje no Corredor da Vitória. Segundo a Transalvador, o acidente aconteceu por volta das 8h30, sentido Barra, e envolveu um ônibus da Transol. Uma equipe do Samu foi acionada para prestar socorros da vítima. *Correio