A Bahia registrou um crecimento considerável em sua economia no primeiro trimestre de 2013, com um crescimento de 50% do Produto Interno Bruto (PIB), acima da média brasileira. Em caráter nacional, o PIB cresceu 1,5%.
O fato foi comemorado pelo governador Jaques Wagner (PT) nesta terça-feira (3), durante o programa Conversa com o Governador. Wagner disse ver os números com alegria e afirmou que o estado vai gerar mais empregos. Além disso, justificou algumas viagens alegando captar investidores que queiram trazer empregos e investimentos para a Bahia, fazendo assim o PIB crescer ainda mais.
"Para mim é alegria. Primeiro, em relação ao Brasil. No primeiro trismestre, o PIB cresceu 1,5%. E a minha alegria fica ainda maior com a Bahia, já que nós tivemos um crescimento 50% acima da média brasileira.
Significa que vamos gerar mais empregos. Por isso que eu estou sempre indo para fora do país, e a São Paulo, ao Rio de Janeiro, buscar novos investidores que queiram trazer empregos e investimentos para a Bahia", disse.
Ainda segundo o governador, o desenvolviemnto da indústria eólica também tem chamado atenção. "Nós temos excelentes ventos, principalmente no interior da Bahia, na Chapada Diamantina, região de Sobradinho. Realmente a gente vem se qualificando praticamente como um dos dois maiores parques de energia dos ventos, uma energia boa porque é limpa", pontuou.
De acordo com Wagner, o crescimento é ainda maior se tratando do turismo, onde o Estado, que irá participar da 41ª Feira de Turismo das Américas, é o terceiro destino mais procurado do país. "O turismo se espalha também pelo interior da Bahia, no Vale do São Francisco, na Chapada. É óbvio que a capital e a zona de praia é sempre a mais procurada. Por isso tudo, nós vamos estar lá (na Feira) com o stand da Bahia. O governador ainda informou que a Feira trata-se do maior evento da América Latina no segmento.
*IBahia.