Fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2008. Com 32 pontos, o Vitória ocupava a 5ª posição da tabela de classificação, apenas um ponto atrás do São Paulo, 4º colocado. No ataque rubro-negro, uma dupla até então desconhecida no cenário nacional, mas que começava a mostrar potencial para desmontar as defesas dos principais times do país. Marquinhos e Dinei, sozinhos, haviam marcado 13 dos 30 gols do Rubro-Negro nos 19 primeiros jogos do Brasileirão, desempenho que gravou a parceira na memória do torcedor baiano.
O tempo passou, os dois jogadores saíram e depois voltaram para o Vitória. A velha sociedade entre os atacantes teve poucas chances de se repetir e ficou apenas na lembrança. No entanto, nesta quinta-feira, a dupla voltará a começar uma partida como titular. Contra o Internacional, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, a dupla de atacantes será responsável por concluir as jogadas ofensivas do Rubro-Negro e fazer o torcedor lembrar de quando Marquinhos e Dinei faziam uma parceria de sucesso.
Titular na última rodada e autor do gol do Vitória no empate com o Atlético-MG, Marquinhos foi mantido no time titular pelo técnico Ney Franco. Dinei ganhou a disputa com Alemão e também permaence na equipe principal. A grande diferença do setor ofensivo do time baiano para a para o duelo contra o Inter será a ausência do argentino Maxi Biancucchi, vetado pelo departamento médico.
Dinei reconhece que o atacante argentino fará falta e lembrou que Biancucchi é o artilheiro do Vitória no Brasileirão com oito gols marcados. O atacante, contudo, espera que a dupla com Marquinhos volte a ser decisiva, assim como em 2008.
– Infelizmente o Maxi teve a lesão. Ele é nosso artilheiro, vai fazer falta. Mas a equipe tem peças de reposição. O Marquinhos está voltando a ter confiança. Fez um gol no jogo passado, o que dá tranquilidade. Espero reeditar a dupla de 2008, que fez sucesso – comentou o atacante rubro-negro.
Apesar de reconhecer a falta que Biancucchi fará, Dinei destaca que Marquinhos possui condições de substituir o argentino à altura. Bom parceiro, o centroavante defende o futebol do parceiro de equipe e diz que Marquinhos está recuperando a confiança para fazer a diferança dentro do gramado.
– As características são iguais. O Marquinhos está voltando a ter um momento bom. Espero que ele marque mais gols. Ele é um excelente jogador e se voltar a jogar com alegria vai ajudar o Vitória – declarou.
Além de repetir a velha parceria, Dinei espera reeditar também o aproveitamento do Vitória no início do Brasileirão 2013. Após um bom começo, quando chegou a figurar no G-4, o rubro-Negro caiu de rendimento e fechou o primeiro turno com 23 pontos, na 12ª posição.
– Acho que a equipe caiu o rendimento. Todos nós sabemos que a equipe teve uma caída. Precisamos recuperar a motivação. São os mesmos jogadores. Não é só a gente do ataque. A responsabilidade cai mais nos atacantes por ficarmos na frente. Mas é voltar a confiança do time todo que a bola vai voltar a entrar e a equipe vai ser como no início do primeiro turno – finalizou o atacante, à espera de que o passado se repita na noite de quinta-feira.
*G1.