Buraco de 4 m de profundidade se abre no Largo de Dinha, em Salvador

Um buraco foi aberto, por conta da chuva, no meio do Largo de Santana, mais conhecido como Largo da Dinha, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, na madrugada desta quarta-feira (11). O local fica em frente a um bar, próximo a uma das baianas de acarajé mais conhecidas e a cerca de 6 metros da estátua de Jorge Amado e Zélia Gattai.

De acordo com a gerente Telma Santos, do bar Vermelho Budega, que fica no largo, o buraco era bem pequeno e se abriu na madrugada, após chover. "Choveu e desceu de vez [o asfalto]. A baiana já tinha fechado, não tinha muito movimento", afirmou.

Segundo ela, comerciantes do local acionaram a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que por volta das 10h30 estava com uma equipe no local fazendo a avaliação do incidente para realizar os reparos.

O monitor da Embasa, Valmir Oliveira, que coordena a equipe, disse ao G1 que uma tubulação de esgoto passa pelo local onde o buraco se abriu e que a chuva provocou o incidente. "Quebrou a tubulação aí embaixo, provavelmente a chuva fez ceder.. Provavelmente o volume da chuva criou pressão e sugou o material, causando erosão", disse.

Segundo Oliveira, o buraco tem de 4 metros de profundidade e 3 metros de cumprimento. A área foi isolada e mesas e cadeiras não poderão ser colocadas nas proximidades da obra. Um bara que estava fechado na amanhã desta quarta-feira pode ter que reduzir o atendimento por conta da área que ficou reduzida. Ninguém foi encontrado no estabelecimento para falar sobre o assunto.

O monitor da Embasa informou que primeiro a equipe vai reparar a tubulação que passa por debtro do burcao e, em seguida, será feita a recuperação do pavimento. Todo o serviço será feito pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento. A previsão é que, caso não chova, o serviço seja concluído em aproximadamente 48 horas.

Buraco de 4 m de profundidade se abre no Largo de Dinha, em Salvador

*G1.