Bandidos invadiram o prédio da Suipa, na Avenida Dom Hélder Câmara, em Benfica, na Zona Norte do Rio – no trecho próximo ao principal acesso à Favela do Jacarezinho -, na madrugada desta quinta-feira, e roubaram uma égua que terminava um tratamento no local. Segundo a presidente da ONG, Izabel Nascimento, os criminosos arrombaram o portão e levaram Pacífica – como a égua foi batizada. O caso foi registrado na 25ª DP (engenho Novo).

– É o terceiro assalto que sofremos desde que a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) foi inaugurada (em janeiro de 2013). É um absurdo isso, gente! Quero a Pacífica de volta. Ela não vai ser mais um Amarildo (morador que desapareceu na Rocinha, que também conta com uma UPP) – disse Izabel.

De acordo com ela, no primeiro assalto um trêiler da Suipa foi arrombado e depredado. O veículo era usado para percorrer comunidades carentes e castrar animais de graça:

– Fizemos o registro na 25ª DP e nada até agora. No segundo assalto, outra égua foi roubada. E agora isso de novo. É inaceitável que nós, que estamos há 70 anos ali, comecemos a sofrer assaltos agora que a UPP chegou.

Pacífica foi levada para a Suipa há três meses. Ela foi salva por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, quando ia ser morta para virar churrasco. Idosa, a égua estava muito debilitada e se encontrava em fase final do tratamento.

– Ela já estava bem. Ia ser ia ser levada para um santuário ecológico. O bichinho sofreu tanto e agora tem que passar por mais isso – disse Izabel.

Segundo o delegado Antenor Lopes, titular da 25ª DP, normalmente o roubo de cavalos e éguas acontece para que os animais sejam usados em carroças. Policiais da UPP informaram que fizeram buscas por Pacífica, mas não conseguiram localizar o animal.

*Extra Globo.