O clima ficou tenso na cidade de Santo Antônio de Jesus com o caso do vereador que teria feito agressão racista ao colega de parlamento no plenário da Câmara. A notícia que Délcio Mascarenhas (PP), teria usado palavras “Preto, Descarado e Vagabundo”, para se referir ao vereador Cristiano Conceição de Sena (PT) repercutiu em toda cidade e, até mesmo, na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (Alba).
O deputado estadual e vice- presidente da Alba, Yulo Oiticica (PT), estará realizando, junto com o Vereador Cristiano, na próxima segunda-feira (30), às 16h, em SAJ, um ato de repúdio contra as declarações racistas utilizadas pelo ex-presidente da Câmara de Vereadores do município. Yulo ainda apresentará uma moção de repúdio à Assembleia Legislativa, e levará a denúncia à Comissão Especial de Promoção da Igualdade (Cepi) e ao Ministério Público, logo após a mobilização. “Racismo é um crime, e criminoso não pode esta representando o povo no parlamento, mas sim estar atrás das grades”, ressalta o petista.
“Não podemos admitir que em pleno século 21, que os velhos senhores de engenho ainda achem que podem fazer o seu chicote arder nas costas daqueles que eles escravizavam e que agora, como o vereador Cristiano, são sinônimos de competência, integridade e coragem, e que tem se tornado referência onde atuam, especialmente no parlamento. O vereador Cristiano é um militante dos direitos humanos que tem como marca a defesa da vida em toda a sua história, este é para nós um parlamentar que orgulha o nosso partido e está nas trincheiras do combate a todo tipo de preconceito. Não vamos aceitar que este seja vítima desse comportamento selvagem e primitivo de um vereador de sete mandatos, que diferente de Cristiano, não pode se orgulhar do exercício do parlamento, mas sim envergonha com esse ato à todos aqueles que o elegeram e golpeia a democracia”, declarou o deputado Yulo.