Valladolid, na Espanha, entra para a história ao eleger a primeira vereadora com síndrome de Down. Angela Bacharel, a futura vereadora, era a 18ª na lista das últimas eleições e até o momento trabalha como assistente administrativa na cidade de Valladolid. Ela substituirá Jesus Garcia Galvan, que está prestes a deixar o cargo.
No final das últimas eleições municipais, Angela justificou a decisão de participar do pleito dizendo que sua intenção é fazer com que todos percebam como pessoas com deficiência podem tudo, inclusive ir além dos limites impostos pela sociedade, pois têm muita força de vontade.
Como todos os adultos espanhóis, ela tem o direito de participar de listas de partidos políticos, já que possui habilidades e competência para isso. Segundo ela, seu grande objetivo ao participar ativamente da vida política é fazer a sociedade conhecer mais as pessoas com deficiência intelectual e ajudar a derrubar as barreiras erguidas por mero preconceito e falta de informação.
Educação, formação e emprego são pontos que Angela destacou na entrevista concedida à repórter Eva Marin, durante a campanha eleitoral, que finalizou com um provérbio que segue e recomenda a todos: “NÃO SE PREOCUPE, OCUPE-SE”.
“Angela Bacharel é um exemplo de inclusão na sociedade”, disse o vereador da cidade de Camaçari, Gilvan Souza, ao tomar conhecimento do fato. O Edil que desenvolve um trabalho voltado para pessoas com síndrome de Down ainda acrescentou: “Parabéns, Angela! Você é uma grande certeza e inspiração para a defesa da minha vida parlamentar”.