Vereador Joel Cerqueira (PT)

O presidente da Câmara de Simões Filho, Joel Cerqueira (PT), avaliou os impactos ambientais para implantação do Complexo Naval e Náutico de Aratu (CNNA). De acordo com o parlamentar o relatório apresentado em audiência no último sábado (20), apresentou 35 itens negativos e poucos fatores foram apontados como positivos. “Apesar disto, queremos avaliar as ações compensatórias que minimizem estes impactos para a comunidade e meio ambiente”, disse.

No projeto do CNNA está previsto a implantação de empresas ligadas aos segmentos da indústria naval e náutica. São três empresas de dobragem e montagem de peças metálicas para plataformas e uma marina para recreação e esportes náuticos. No futuro complexo não haverá produção, apenas recebimento de peças para posterior acabamento e montagem. O projeto prevê ainda a revitalização da Marina de Aratu e a criação de um píer para atracação e carga de navios.

Durante a instalação do projeto, serão gerados 500 empregos de diversos níveis de escolaridade e áreas de conhecimento. Quando estiver com sua capacidade máxima de operação, a previsão é que o CNNA gere 3.000 empregos, aproximadamente. O vereador disse que pretende debater com a comunidade todos os aspectos do CNNA. “Vamos dialogar com a comunidade e apresentar as propostas da empresa instalada”, afirmou.

Para a criação do Complexo, foi declarada de utilidade pública uma área de 1.749.559,08 m², dividida em 27 lotes, onde serão instaladas as indústrias. Ainda no ano de 2013, a área deverá ser desapropriada para a implantação de novos empreendimentos para a Bahia. No sistema viário do CNNA, serão investidos R$ 18 milhões.

Durante a instalação do Complexo Naval e Náutico de Aratu, serão gerados 500 empregos

Por Giovanna Reyner