A população de Simões Filho continua sofrendo com a escalada da violência no município. A cidade é apontada pelo Mapa da Violência 2012 como mais violenta do Brasil, soma às suas estatísticas de homicídios os assassinatos que acontecem dentro e fora de seu território.
A cidade é ponto estratégico para os criminosos que transformaram o local em uma espécie de depósito de corpos. A Via Periférica I concentra o maior número de galpões de fábricas desativados. É comum encontrar no local carros incendiados abandonados à beira da estrada.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, de segunda-feira (22) até hoje (25), seis pessoas foram assassinadas em Simões Filho. Todos são homens com idade entre 27 à 41 anos. Os casos mais recentes foram registrados nesta quarta-feira (24). O jovem Ítalo Santos, 25 anos recebeu um tiro na cabeça no Bairro Cia 2 e outro homem, com identidade ainda ignorada foi morto com cinco tiros na cabeça no bairro de Cristo Rei.
Apesar de ostentar o posto de quinta economia da Bahia, a cidade sofre com uma taxa de 146,4 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2011. Ainda de acordo com o Mapa as mortes estão ligadas principalmente ao uso e ao tráfico de drogas