A Prefeitura Municipal de Candeias, através da Secretaria da Educação, lançou o Programa Mais Educação, na manhã desta sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores. O Programa que já funciona em 22 escolas do município, foi apresentado por uma palestra pela Consultora do MEC/UNESCO, Cláudia Cristina Santos, que teve como tema: Contexto e Concepção do Programa Mais Educação.A palestra teve como objetivo oferecer aos novos Gestores e Professores Articuladores uma visão geral do Programa.

A secretária municipal de Educação, profª Laís Borges, explicou que o Programa Mais Educação está implantado há quatro anos no município e nunca houve um encontro formativo entre professores e gestores com um representante do MEC. “Candeias sempre foi uma cidade convidada a encontros e apresentações nos municípios vizinhos. E quando cheguei tendo a grata oportunidade me dada pelo Sargento Francisco, de assumir a pasta de Educação, perguntei a Núbia, coordenadora do programa no município, por que sempre tínhamos que se deslocar para outros municípios, se Candeias é uma cidade anfitriã e hospitaleira, tendo uma mão de obra responsável e compromissada, temos o programa já instalado, não vamos sair do nosso município para ser convidados, seremos anfitriãs. Então, hoje é um dia de festa por estar sediando a professora Cláudia, em um encontro para falar do Programa Mais Educação”, festejou Laís.

O prefeito, Sargento Francisco falou da importância que o Programa Mais educação tem para o município. “É um imenso prazer receber a nossa amiga e representante do MEC, Cláudia Santos, e dizer que para nós do município é muito importante estar participando deste momento. A nossa proposta é aumentar o número de escolas com esse Programa, que é um projeto que ajuda bastante na educação das nossas crianças e dos nossos jovens. Com o Programa, que é de tempo integral, evita que as nossas crianças em horários que não estejam na sala de aula, estejam na rua ou estejam praticando outros atos, até por que a maioria dos pais passam praticamente o dia fora de casa trabalhando, não tendo controle total dessas crianças. E eu como gestor tento ter essa preocupação e essa responsabilidade para que possamos ocupar bastante o tempo das nossas crianças e dos nossos jovens” , disse o prefeito.

MAIS EDUCAÇÃO
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
Participaram também da palestra do Programa Mais Educação, o secretário de Cultura e Turismo, Laildo Conceição; o secretário de Juventude, Bobó; os vereadores, Fernando Calmon, João Cláudio; o Presidente da Câmara, Roberto Melo; a consultora do MEC, Cláudia Santos; a coordenadora do Programa no município, Núbia; e convidados das Prefeituras de Castro Alves e Teodoro Sampaio.

Houve ainda apresentação cultural das alunas do Programa Mais Educação. As informações são da assessoria.