Reprodução site CorreioJoão de Andrade Neto de amarelo no centro

João de Andrade Neto, o dono do extinto site, "Pura Política" foi condenado na noite desta quarta-feira( 29), a cinco anos de prisão, pelo crime de extorsão. Neto deverá pagar ainda, 700 dias-multa.

O acusado não obteve êxito na prática de extorsão, mas ainda assim a juíza Marivalda Almeida Moutinho entendeu que ação é considerada um crime. “A extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida”, decretou a juíza.

Neto, que chegou a ficar detido nove dias na Polinter, em 2011, permanecerá solto, pois ganhou o direito de recorrer e seus advogados confirmam que irão apelar.

Segundo o site do *correio, Gamil Föppel, assistente de acusação do Ministério Público , representante de uma das vítimas, afirma que a pena é desproporcional e que a promotoria irá recorrer da da pena. “ A decisão condenatória não me surpreendeu porque a prova era robusta”.

Relembre o caso:

Em 18 de outubro de 2010, João de Andrade Neto, proprietário do site “Pura Política” tentou extorquir Carlos Suarez , sócio da Construtora OAS, os empresários Chico Bastos e André Teixeira, além d Kátia Carmelo, ex-secretária municipal de Planejamento.