O Grupo Contra o Preconceito da cidade de Simões Filho, através do seu representante Rafael Miranda Gomes, protocolou, na tarde de terça-feira (4), uma ação no ministério público da cidade, contra o vereador Luciano Almeida (PSD). Segundo Rafael, o parlamentar numa atitude de homofobia postou, em sua página oficial do facebook, um panfleto em apoio a uma manifestação denominada “A força do povo de Deus”, que acontece hoje em Brasília-DF, contendo a mensagem “HOMOSSEXUALIDADE FORA DAS ESCOLAS”.

Panfleto que ocasionou a polêmica

O Grupo Contra o Preconceito diz que a frase polêmica contida no folheto propagado pelo parlamentar atingiu em cheio o movimento LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros em várias associações espalhadas pelo município. O Grupo ainda considerou que esta é uma visão preconceituosa e distante de qualquer realidade científica, e que tal declaração pode colocar em dúvida a capacidade do edil em representar o povo.

“Lamentamos o quanto as palavras do vereador podem prejudicar mais de um milhão de LGBTs no estado, reafirmando a homofobia como prática cotidiana e incentivando reprovações ao nosso modo de vida. Se for para a homossexualidade ficar fora das escolas, então o gay agora vai ser impedido de estudar?”, indagou Rafael Miranda.

Na oportunidade, o representante do Grupo Contra o Preconceito declarou que espera uma retratação pública do vereador. “Espero que o vereador Luciano faça uma retratação oficial, nas mídias, para ter grande repercussão como teve nas redes sociais”, finalizou.

O portal Bahia No Ar tentou ouvir o Vereador Luciano, mas o parlamentar não estava no gabinete. Fomos informados por Raoní Nasimento, assessor de comunicação do edil, que houve o compartilhamento em apoio a um evento evangélico, mas que ao perceber a frase preconceituosa, o panfleto foi imediatamente retirado e uma retratação feita. Raoní nos encaminhou por e-mail a retratação do edil.
Segue na íntegra:

NOTA DE RETRATAÇÃO

Em resposta ao Flyer, postado neste perfil no dia 07/05/13, informando sobre a realização de uma concentração religiosa a ser realizada em Brasília, no dia 05/06/13, onde diversos cantores gospel estarão presentes, cumpri-me esclarecer o seguinte:

Como evangélico, estou sempre atento a realização de atividades voltadas à pregação do evangelho. De forma que, ao receber o supracitado Flyer com a minha foto, declarando apoio ao evento, fiz questão de compartilhar na rede social, com o objetivo de divulgar o mesmo. Porém, recebi algumas ligações, onde fui informado da presença de uma frase, que passou despercebida, onde diz: “Homossexualidade fora das escolas”. Imediatamente, ao perceber a presença deste comentário, solicitei da minha assessoria a retirada do flyer do meu perfil, de forma imediata. O que foi feito.

Como evangélico, tenho as minhas ideologias peculiares do conhecimento bíblico e as seguirei até o último dia da minha vida, contudo, não concordo com nenhuma forma de discriminação ou preconceito, pois acredito que cada ser humano faz as escolhas que acham serem as mais coerentes para sua vida.

A própria bíblia que é a palavra de Deus, traz diversas passagens, contrarias a qualquer forma de preconceito e discriminação. Por isso, como homem público e seguidor do evangelho de Cristo, peço desculpas se de alguma forma ofendi alguém, tenham certeza, não foi a minha intenção.

Atenciosamente,

Luciano Almeida
Vereador

Por Vânia Santana