A entrada da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi aprovada em reunião do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE), nesta quarta-feira (19), na Sala dos Conselhos, no Palácio da Reitoria.
O Sisu será o único modo de ingresso na universidade a partir de 2014 em todos os cursos de graduação. A seleção será feita com base na nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a segunda fase do vestibular deixa de ser realizada.
Em ofício divulgado no site da Ufba, a reitora Dora Leal Rosa justifica a adoção do sistema: “a avaliação de nossa experiência com o vestibular deste ano, em que adotamos o Enem como primeira fase, nos mostra claramente que não se justifica a realização da segunda fase”.
“Com efeito, é muito grande a interseção entre o conjunto dos candidatos que se classificaram no vestibular e o conjunto dos candidatos que se classificariam caso houvesse apenas uma fase (Enem): a média dessa interseção, tomada sobre todos os cursos, foi de quase 70%. (…) Em outras palavras, a existência da segunda fase altera muito pouco a lista dos candidatos que ingressam na universidade”, completa. Clique aqui para acessar o ofício completo.
De acordo com a assessoria de comunicação da Ufba, os cursos que requerem comprovação de habilidade específica podem ter uma avaliação adicional, o que ainda está será analisado pelas respectivas unidades de ensino.
Desde 2009, a Ufba já adota o Enem como única prova de seleção aos Bacharelados Interdisciplinares (BI) e no vestibular 2013, já tinha adotado para a primeira fase dos Cursos de Progressão Linear (CPL), mas manteve seu processo seletivo para a segunda etapa.
Novas universidades
Os interessados em concorrer a uma das vagas dos BIs, oferecidos pelas novas universidades federais do Oeste Baiano (UFOB) e do Sul (UFSBA) da Bahia, para o primeiro semestre de 2014, também devem prestar o Enem.
Fazer o Enem para figurar na lista do Sisu é a única porta de entrada para as duas instituições de ensino superior que oferecem os BIs como o primeiro estágio para os demais ciclos.
Em seu primeiro semestre de funcionamento, a Universidade Federal do Oeste da Bahia que terá campi em Barra, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Luiz Eduardo Magalhães e Barreiras, oferecerá 2.220 vagas com a expectativa de ampliar para 13.420 vagas em 2020.
Por sua vez, a Universidade Federal do Sul da Bahia, cujos campi serão em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, oferecerá 3.000 vagas para os BIs e pretende chegar ao total geral de matrículas de 13.200 estudantes regulares, em 2020. *Correio