O desabafo de uma senhora aposentada na manhã desta segunda-feira (21), chocou os ouvintes da rádio sucesso FM. Durante o programa de Roque Santos, a mulher, que não teve identidade revelada, contou que há anos recorre aos hospitais e centros clínicos de Camaçari na tentativa de conseguir ser submetida a uma cirurgia de catarata.
O secretário de saúde do município, Vidal Sampaio foi contactado pela produção. Prontamente, Sampaio esclareceu as dificuldade que Camaçari enfrenta para conseguir realizar cirurgias eletivas. “Nós estamos a disposição para realizar convênios com clínicas particulares, mas não estamos obtendo existo, haja vista que os centros da cidade não estão com interesse de se conveniar ao SUS”, explica.
De acordo com o secretário a saída são os convênios com as clínicas da capital, Salvador. Questionado quanto à possibilidade do Hospital Geral de Camaçari (HGC), realizar os procedimentos, Sampaio afirmou “que seria impossível, uma vez que HGC recebe alta demanda diariamente de casos urgentes”.
A saída encontrada por Sampaio seria o aluguel de espaços específicos para a criação de clínicas municipais. “Esta é a solução mais acertada. Se formos construir o custo será muito alto. Iremos trabalhar em cima desta perspectiva para minimizar os transtornos e realizar as cirurgias de catarata, miomas, próstatas, hérnias”, disse.