Os banhistas devem evitar tomar banho em oito praias da capital baiana neste fim de semana. De acordo com avaliação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), os banhistas devem evitar as praias de Bogari, Pedra Furada, Roma, Canta Galo, Boca do Rio, Armação, Corsário e Patamares.
Durante cinco semanas são colhidas amostras em 30 praias da capital baiana e quatro na Região Metropolitana de Salvador, para obtenção do diagnóstico das condições de balneabilidade.
O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 mL de água. Ainda que nas análises anteriores a qualidade da água esteja dentro dos parâmetros considerados próprios para banho, se o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água, a praia é considerada imprópria. Esses critérios foram estabelecidos pela resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).Fonte Itapoan Online.