Depois de muitas especulações, finalmente o PT de Candeias e o prefeito da cidade, Sargento Francisco, chegaram a um acordo e o Partido dos Trabalhadores passará a fazer parte da base aliada do alcaide municipal.
O PT que foi adversário de Francisco nas últimas eleições, tendo como candidato o ex secretário da fazenda do estado, Carlos Martins, comporá a base governista, inclusive indicando cargos. A secretaria de Habitação terá como titular Edilson Almeida, o sindicalista foi candidato vereador nas duas últimas eleições municipais ficando apenas como suplente.
Mas, a maior polêmica ficou na secretaria de Transportes, três nomes foram colocados em votação na base interna do PT: Robson Brandas, que é membro do diretório do partido no município; Uenildo Lobo Sales, o Lobinho como é conhecido popularmente; e Gel Abençoado. Os três disputaram a eleição, saíram derrotas e foram desbancados pelo ex-candidato a deputado estadual, o jovem Leonardo Dias, que há um ano era presidente do PPS no município. Leonardo foi uma indicação da vereadora Marivalda e do ex-vice prefeito do município Loteba.
A ida do PT para a base do governo foi decidida depois de uma disputa acirrada entre o ex candidato a prefeito Carlos Martins e a vereadora Marivalda. Enquanto Carlos critica a composição política afirmando parecer oportunismo . “É estranho, fica parecendo até oportunismo eleitoral. O partido por ser democrático armou uma comissão para discutir, mas eu, particularmente, acho que não é o momento adequado para nenhum tipo de junção, até porque o povo escolheu o prefeito e os outros foram colocados na oposição”, disse.
Já a vereadora Marivalda, presidente do partido no município, tem um entendimento diferente e defende a união de forças em prol do município. “Agora a gente vai unir forças, logicamente mantendo o nosso senso crítico, exigindo a transparência, a moralidade, mas a gente quer trabalhar sim para ver a cidade respirar um novo ar”, disse a vereadora.
Questionada ainda sobre a declaração do companheiro de partido, Carlos Martins, sobre parecer oportunismo, a parlamentar discordou. “Não se trata de oportunismo, quem conhece a história do nosso partido em Candeias sabe muito bem do que estou falando. O PT é um partido de história e sempre vai defender o interesse do nosso povo”, enfatizou.