Após o Carnaval, a Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), divulga novas vagas e o período de inscrições para os cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acessso ao Ensino Técnico e Emprego) no Município.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (05/02) pelo secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, durante cerimônia de certificação de 261 pessoas dos cursos de capacitação profissional.
Realizados pelo IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) de Camaçari, os cursos capacitaram os moradores do Município nas áreas de Auxiliar Administrativo, Auxiliar Administrativo em Rede de Computadores, Desenhista da Construção Civil e Mecânico, Eletricista Industrial, Manutenção de Computadores, Monitor Ambiental, Recepcionista e Recepcionista para Meios de Hospedagem.
O secretário Fabio Pereira, que na ocasião representou o prefeito Ademar Delgado, reafirmou o interesse da Prefeitura em manter a parceria com o IFBA e as demais instituições parceiras. “O Pronatec é um divisor de águas na vida das pessoas em condições de vulnerabilidade social. A partir da capacitação profissional, o indivíduo tem a possibilidade de ser reinserido no mercado de trabalho e assim exercer a cidadania”, destacou.
Nessa perspectiva, “a Prefeitura de Camaçari e o Ministério do Desenvolvimento Social pactuaram para o ano de 2013 900 vagas para 21 cursos”, disse a diretora de ensino do IFBA, Elisa Casaes.
Dos 261 alunos, apenas 15 participaram da cerimônia de certificação, já que muitos deles estão inseridos no mercado de trabalho, conforme informou a coordenadora dos cursos do Pronatec oferecidos pelo IFBA de Camaçari, Eneida Baumann. Neste caso, os alunos podem retirar os certificados posteriormente, na sede da instituição, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Formada em Agronomia, Romilda Dias, 61 anos, viu a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho através do Pronatec. Ela concluiu o curso de Monitor Ambiental e pretende fazer outro curso complementar de Língua Estrangeira, para ter um diferencial profissional quando conseguir o novo emprego.
Orgulhosa, Dominique Santana, 19 anos, conseguiu o primeiro emprego a partir do curso de Auxiliar Administrativo do Pronatec. “Esta capacitação tem um grande significado para mim, pois, através dele, consegui uma oportunidade de trabalho”, disse a jovem, que atualmente trabalha como caixa de supermercado.
Em 2012, o Pronatec, através do IFBA de Camaçari, capacitou 449 pessoas em diversos cursos de qualificação profissional. Destes, 188 receberam certificados na primeira etapa de formação, em agosto do ano passado e os demais foram certificados hoje.