O historiador, escritor e professor Jaime Santana Sodré Pereira, doutor em História da Cultura Negra, morreu em Salvador nesta quinta-feira (6), aos 73 anos. A suspeita é que o idoso tenha sofrido um infarto fulminante dentro da própria casa.
Ainda não há detalhes sobre o que causou a morte de Sodré, nem onde o corpo dele será sepultado. Ele era viúvo e deixa dois filhos. Sodré era professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), antigo Cefet.
Jaime Santana Sodré Pereira nasceu em Salvador, em 19 de fevereiro de 1947, e vivia no bairro Santo Antônio. Foi diplomado pela Escola de Belas Artes da UFBA, onde concluiu o curso de Licenciatura em Desenho, no ano de 1975.
Concluiu Mestrado em Teoria e História da Arte, com trabalho sobre a influência da religião afro-brasileira na obra escultórica de Mestre Didi.
Ele dava aulas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), nas disciplinas ligadas às áreas de desenho, produção gráfica e design. O educador, escritor e designer tconquistou diversos prêmios nos campos das Artes Plásticas e da Música. Fez parte, ainda, do Conselho Consultivo do Olodum gestão.