Durante uma coletiva de imprensa, realizada na manhã deste sábado (8), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou que a segunda fase do protocolo de reabertura do comércio na capital baiana vai começar na próxima segunda-feira (10).
Um decreto vai ser publicado, ainda na presente data, em uma edição extra do Diário Oficial para oficializar a decisão municipal.
Com isso, salões de beleza, barbearias, lanchonetes, bares, restaurantes e centro culturais, estarão autorizados a retomar as atividades, segundo protocolos determinados pela gestão municipal.
As praças de alimentação dos shoppings, assim como academias instaladas nos centros de compras, também irão poder funcionar a partir da segunda-feira.
“Graças a Deus, conseguimos, nesse grande esforço, também com o governo do estado, baixar de maneira significativa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador. Todos os números nos trazem ambiente de plena segurança [para a reabertura]”, afirmou Neto em pronunciamento.
Casos em Salvador
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Salvador é a cidade baiana com mais casos confirmados da doença e, consequentemente, com a maior quantidade de mortes provocadas pela Covid-19.
Conforme a última atualização, a capital baiana já acumula 61.547 pessoas que foram infectadas pelo vírus, desde o início da pandemia. Desse total, 1.949 pacientes foram a óbito. A taxa de letalidade é de 3,17%.
Até as primeiras horas da presente data, a Sesab também destacou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva ) Adulto, em toda a Bahia, é de 64%. Ou seja, das 1.159 vagas ofertadas exclusivamente para casos graves da doença, 740 estão ocupadas e 419 seguem disponíveis.