A Igreja Católica começou nesta quarta-feira (13), as celebrações da Quaresma. Segundo o padre José Gabriel, a Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado pois simboliza o dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da condição humana, sujeita à morte.
Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
O padre observa que a origem do nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual proveem da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta.
De acordo com a tradição, o celebrante da cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto.
Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O “Glória”, o “Aleluia” e o “Te Deum”