Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, avançou para 4ª fase do protocolo de retomada econômica, que contempla a reabertura gradual do comércio. Na última quinta-feira (6), a decisão havia sido adiada pois, na ocasião, a Bahia saiu da lista de estados com média móvel de óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19) em estabilidade.
Agora, com o novo decreto municipal, fica autorizada a retomada das atividades em cabanas de praia, bares e restaurantes, salões de beleza, autoescolas, academias. Todos esses estabelecimentos, segundo o documento, precisam obedecer as regras de enfrentamento do novo coronavírus.
A gestão frisa que, somente os espaços de atividades culturais, que envolvem aglomeração de pessoas, a exemplo de teatros, museus, cinemas e outros, seguem sem previsão de retorno.
Equipes do setor de Fiscalização de Postura e efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Polícia Militar, irão continuar reforçando as ações de fiscalização, visando o cumprimento das determinações.
No que diz respeito à capital baiana, Ilhéus sai na frente das ações de flexibilização comercial. Salvador implantou a segunda fase de reabertura comercial na última segunda-feira (10), assim como outras cidades da Região Metropolitana (RMS), a exemplo de Camaçari e Simões Filho.
Casos em Ilhéus
Segundo dados do último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Ilhéus já acumula 4.107 casos confirmados da Covid-19, desde o início da pandemia. Destes, 176 pacientes foram a óbito e 3.399 já são considerados recuperados.
No Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ilhéus surge com o total de 3.704 infectados e 133 mortes. A taxa de letalidade é de 3,59%.