A noite da sexta-feira (14) foi movimentada na capital baiana, sobretudo, nos bairros do Imbuí e Rio Vermelho, onde foram registrados um grande fluxo de pessoas em bares da região, a maioria sem máscara de proteção facial, e sem manter o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde; medida tida como uma das principais no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). (veja vídeos ao final da matéria)

Na quinta-feira (13), por meio da publicação de um novo decreto, a Prefeitura de Salvador decidiu flexibilizar o protocolo de retomada gradual do comércio, destinado para alguns setores, e autorizou, por exemplo, que shoppings centers, centros comerciais, restaurantes e bares da cidade mantenham as portas abertas até às 23h. Anteriormente, eles só poderiam permanecer abertos até às 20h.

No entanto, o decreto frisa sobre o cumprimento do distanciamento entre os clientes, determinação que não foi observada durante a sexta-feira nas regiões gravadas na noite da sexta.

No boletim municipal que detalha a situação nos bairros da capital, atualizado na quinta-feira (12), o bairro do Imbuí surge com o total de 905 casos positivos, sendo que, 842 já são considerados recuperados. No Rio Vermelho, a quantidade é de 634 pessoas que já foram infectadas pelo vírus (593 são consideradas recuperadas).

Outras informações

Segundo dados atualizados na noite da sexta, pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Salvador aparece com o acumulado de 66.904 pessoas que já contraíram a Covid-19, desde o início da pandemia. Desse quantitativo, 2.093 infectados foram a óbito por complicações ocasionadas pela doença. A taxa de letalidade é de 3,13%.

Ainda na sexta-feira, ao longo da manhã, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que Salvador registrou 14.763 novos casos de pacientes infectados pela Covid-19, nos últimos 20 dias.

Na Bahia, mais de 210 mil casos da doença já foram confirmados, fazendo com que o Estado ocupe o segundo lugar no país em número de casos, atrás apenas de São Paulo.

O vídeo a seguir, publicado pela página virtual EnBahia, foi gravado no bairro do Rio Vermelho:

Na sequência, a página também mostra a situação em determinada localidade do Imbuí:

0 0 votos
Article Rating