Pais dormem na porta das escolas e enfrentam grandes filas para matricular os filhos na rede estadual de ensino em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. As matrículas tiveram início na terça-feira(19).
No início da manhã desta quinta-feira(21), a redação do RMS Notícias esteve no Colégio Luis Eduardo Magalhães, localizado no Centro da cidade, onde muitos pais que passaram a noite na fila, com esperança de conseguir uma vaga para que os filhos possam ter acesso à educação, reclamaram da situação. “Estou aqui desde às 17h de ontem, dormi aqui no papelão para tentar encontrar uma vaga e até agora nada”, relatou Dona Cleonice, que apesar de ter 65 anos, não recebeu atendimento prioritário.
A dona de casa Geisa, deixou seu filho de um ano em casa e também passou a noite na fila, na tentativa de vaga para o filho primogênito. “Deixei o meu filho de apenas um ano em casa, para passar por uma humilhação dessa”, disse Geisa, que ainda denunciou a venda de senha por parte de algumas pessoas: “Tem gente vendendo senha por R$100,00, isso é um absurdo!”.
As matrículas começaram na última terça-feira(19) e seguem até dia 28 para alunos novos do ensino médio.
Veja o cronograma de matrículas completo.
Alunos da Rede Pública
19 e 20 de fevereiro – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
21 e 22 de fevereiro – Matrícula para estudantes das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte. No caso da 8ª série/9º ano, o estudante poderá optar pelo ensino médio ou pelo técnico integrado ao nível médio.
Alunos Novos
25 e 26 de fevereiro – Matrícula para o ensino fundamental e proeja fundamental.
27 e 28 de fevereiro – Matrícula para o ensino médio e técnico nível médio.
Educação Profissional – (apenas os cursos subsequentes – Prosub)
26 e 27 de fevereiro – Confirmação de matrícula para os estudantes contemplados no Sorteio Eletrônico (curso técnico de nível médio subsequente), obedecendo à ordem de classificação.
Em Camaçari pessoas dormem na rua na tentativa de co.seguirem uma vaga nas escolas estaduais.