Moradores da cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), entraram em contato com a redação do Bahia No Ar para fazer um “pedido de socorro”. Segundo eles, uma certa quantidade de árvores está causando grande preocupação, tendo em vista que as folhas e galhos estão entre fios de alta tensão.

Na reclamação, os moradores relatam que já entraram em contato com a Coelba e com a prefeitura da cidade, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

“Já faz tempo que corro atrás da Coelba e da prefeitura para solucionar um problema de árvore e até hoje não foi resolvido. As árvores estão entre os fios de alta tensão e sempre tem queda de energia, e sempre pega fogo nos fios. Já procurei a Coelba e a prefeitura e fica um jogando para o outro gostaria de uma ajuda pois está colocando em risco a vida de várias pessoas”, frisa uma moradora.

“Nós moradores já não aguenta mais ficar pedindo a um e outro, e nenhum vereador toma providência, nem prefeitura, nem Coelba, só vão tomar quando algo de pior acontecer”, acrescenta.

Foto: Reprodução / Leitor BNA

Perigo

De acordo com o Professor Fernando Lang da Silveira, “é indesejável que fios de alta tensão toquem em árvores pois elas são condutoras de eletricidade. Se tal acontece, além de haver fuga de energia da linha de transmissão através da árvore, há riscos para alguém que, porventura, venha a tocar a árvore ou tocar coisas que estão em contato com ela. Já houve acidentes envolvendo pessoas em situação como esta”, explica.

Ele ainda complementa destacando que, “dependendo do tipo de árvore e do terreno onde ela se encontra, o aterramento de um condutor de alta tensão por intermédio dela pode colocar em risco a própria rede de transmissão de energia elétrica. Uma rede de alta tensão deve sempre ser mantida distante da vegetação. Se observares o terreno abaixo das redes de transmissão que passam fora das cidades notarás que ele é mantido roçado, livre de mato ou vegetação alta”.

5 1 voto
Article Rating