O prefeito ACM Neto realizou visita de trabalho ao Parque da Cidade neste sábado (09) para verificar as principais necessidades do espaço de lazer. Acompanhado do secretário da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, entre outros dirigentes de órgãos, o prefeito percorreu todo o parque e notou a retirada irregular de areia do local por parte de moradores da região do entorno, usada na construção de casas dos bairros vizinhos. ACM Neto solicitou aos secretários que encontrem uma solução para o caso através do diálogo com a comunidade, destacando os prejuízos da prática irregular.
Na ocasião, o prefeito anunciou recursos da ordem de R$2 milhões para a revitalização do parque. “Estamos definindo o orçamento, inclusive buscando parceiros na iniciativa privada para não só investirem na recuperação, mas também garantirem a manutenção do parque. Temos um patrimônio no coração da cidade de Salvador que é belíssimo, mas que está mal cuidado, não vem recebendo nos últimos anos a atenção e o zelo devido. Quero também conversar com o governo do estado para garantir intervenções na área de segurança pública”, disse.
Ainda de acordo com o prefeito, já começaram as conversas entre a Prefeitura e instituições como Petrobras e Coelba no sentido de firmarem parceria em prol do local de lazer. “Nosso objetivo é levar o Parque da Cidade e outras áreas públicas a comunidade, não só aos finais de semana. Uma área como essa precisa também ser um espaço de aproveitamento das famílias e da comunidade de Salvador. Essa cultura vai ter um impacto direto na redução da violência porque as pessoas vão começar a ter outro tipo de cuidado pelo bem público. Nosso objetivo é permitir que esse seja um espaço de lazer permanente para as famílias de Salvador”, finalizou.
Outras áreas – O prefeito afirmou também que a Prefeitura tem trabalhado num levantamento de 50 praças e cinco avenidas para a requalificação de espaços de lazer. Uma delas é o Parque de Pituaçu, que está na pauta para receber as melhorias. “Queremos dar o pontapé aqui pelo Parque da Cidade, mas querendo estender a tantas outras áreas verdes e praças”.
O secretário Ivanilson Gomes também mencionou intervenções no Parque São Bartolomeu, área importante para o fortalecimento dos espaços verdes na cidade. “O projeto é trazer qualidade de vida porque essa tem sido uma insistência do prefeito. As ações devem começar já no próximo mês, tendo como ponto de partida o Parque da Cidade, que precisa de melhorias imediatamente”, ressaltou.