O vereador de São Francisco do Conde, Sandro Valença da Silva (PHS), 42 anos, teve o Habbeas Corpus concedido pela Justiça na noite deste domingo (10).

O parlamentar foi preso quando participava de uma sessão na Câmara Municipal da cidade, na tarde de terça-feira (5), em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela juíza Márcia Vieira Melgaço, acusado de ser o mandante do assassinato de Mesaque dos Santos Celestino, desaparecido desde 23 de fevereiro de 2012.

De acordo com o delegado 21ª Delegacia, Bruno Oliveira, o crime tem requintes de crueldade. Mesaque teria furtado aparelhos de som do comitê do vereador. E depois disso, seguranças de Sandro Valença capturaram ele, torturaram e depois atearam fogo na vítima, que foi encontrada carbonizada em uma localidade conhecida como Engenhari, na cidade de São Sebastião do Passé. A identificação só foi possível graças através do exame de DNA.

O advogado de defesa, Domingo Arjones Neto, relatou uma série de erros nos autos do processo e execução da prisão de Sandro. Neto alega que o vereador foi apontado como suspeito de ser mandante de um crime sem provas concretas que evidenciem a sua culpa. Em conversa com a reportagem do site, ele cogitou a possibilidade de uma ação com objetivo de desmoralizar Sandro.