Os 406 apartamentos do empreendimento habitacional localizado em Capelão Lauro de Freitas, continuam ocupados por membros do Movimento Sem Teto da Bahia.
Desde o dia três de março os integrantes invadiram o conjunto sob a alegação de que há anos foram cadastrados no Programa Minha Casa Minha Vida e até hoje não receberam a casa própria.
Em nota a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas esclareceu que a total responsabilidade pela segurança dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida é da Caixa Econômica Federal até a entrega das chaves. E destacou que a Prefeitura, como parceira do programa, é responsável pelas inscrições dos futuros moradores.
Devido à circunstância de invasão do empreendimento Lauro de Freitas (Capelão) na última semana, o evento de assinatura e entrega das chaves das 406 unidades habitacionais, que seria realizado no dia 5 de março de 2013, foi suspenso pela Caixa Econômica Federal, que enviou comunicação oficial para a Secretaria Municipal de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) solicitando que a Prefeitura adiasse a cerimônia.
De acordo com a comunicação, a Caixa Econômica Federal já solicitou à Justiça a reintegração de posse do empreendimento e, assim que o problema estiver solucionado, o Empreendimento Lauro de Freitas (Capelão) será vistoriado e reparado pela Caixa e a Construtora Gráfico Engenharia para ser entregue, conforme previsão contratual, aos legítimos proprietários.