O exame clínico realizado pelo estudante universitário Alex Siwek, 21 anos, comprovou que ele estava embriagado quando atropelou o ciclista David Santos Souza, 21, na avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (10). De acordo com Jornal Folha de São Paulo, o teste foi pedido pelos policiais, após a recusa do motorista de ser submetido ao bafômetro e a um exame de sangue.
Os testes clínicos, como o que foi feito pelo estudante, são uma novidade na Lei Seca como prova de embriaguez ao volante. Para determinar se o motorista descumpriu a lei, são analisados sinais externos, como olhos vermelho e o cheiro de álcool no hálito do motorista.
Ontem, a polícia também confirmou que Siwek comprou três doses de vodca e uma latinha de energético na casa noturna Josephine, no bairro do Itaim Bibi. O valor total da conta foi de R$ 96 e a polícia ainda investiga se as doses foram compradas para outras pessoas ou se foram consumidas pelo jovem.
David deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas na tarde de ontem (11), e não corre risco de morte. Ele deverá depor ainda hoje.
O acidente
Siwek atropelou David Santos Souza por volta das 5h, enquanto este pedalava na ciclofaixa da avenida Paulista, que ainda estava sendo montada. No acidente, ele teve o braço decepado e o membro caiu dentro do veículo do estudante. Segundo a defesa de Siwek, o braço foi atirado pelo jovem no córrego do rio Ipiranga, na av. Ricardo Jafet. Testemunhas afirmam que o motorista estava dirigindo em zigue-zague pela ciclofaixa quando atingiu a vítima. fonte: Correio