O anúncio da escolha do novo Papa ganhou destaque em jornais por todo o mundo nesta quarta-feira (13). Aos 76 anos, Jorge Mario Bergoglio é o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta. O nome papal escolhido pelo argentino é Francisco I, em homenagem a São Francisco de Assis.
O site do esportivo argentino Olé estampou a foto do novo Papa com a frase “La Mano de Dios”, fazendo referência ao gol de Maradona na Copa do Mundo de 86. Acusado de usar a mão para fazer o gol, o atacante afirmou na época ter sido “a mão de Deus”.
O jornal também ironizou o fato da Argentina ter Messi, Maradona e um Papa para se orgulhar: "Maradona, Messi… E agora Jorge Mario Bergoglio foi eleito como novo Papa".
O site do inglês Guardian destacou que o novo pontífice é o primeiro latino-americano. O italiano Corriere della Sera ressaltou o nome papal escolhido por Bergoglio. O alemão Der Spiegel resumiu a escolha em uma: "É Argentino".
O site do El Clarin exibiu em sua capa uma foto grande do arcebispo de Buenos Aires, e a seguinte manchete: “Novo Papa é o argentino Jorge Bergoglio e se chama Francisco I”.Fonte: Correio