Os Senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) pediram urgência nas providências a serem adotadas pelo governo para garantir a disponibilidade de banda larga móvel nos seis estádios que sediarão a Copa das Confederações, em junho.

O presidente da CCT, Zeze Perrella (PDT-MG), e outros senadores da comissão tentavam, na quarta, marcar uma reunião urgente com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e com os dirigentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em busca dessas soluções.

Para Perrella, haverá prejuízo para a imagem do país se não existir banda larga nos estádios da Copa das Confederações. Ele criticou a negligência da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) quanto a essas providências.

"A Fifa não pode apenas querer lucrar com os jogos mundiais. A Fifa quer só ganhar. Toda a renda dos jogos é somente da Fifa. Tratamos a Fifa hoje como se ela fosse Deus. A Fifa é quem vai ganhar mais dinheiro com a Copa. Ela tem que ajudar no que for possível para o êxito da Copa".

Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu a utilização de tecnologias inovadoras já existentes no mercado para resolver as dificuldades que impedem o acesso à telefonia de qualidade nos estádios. "Podemos, por exemplo, propor a utilização da tecnologia femtocell no Brasil".

Pinheiro explicou que as femtocélulas, como são conhecidas, são aparelhos capazes de reforçar o sinal das antenas de celular em um curto alcance, o que permite melhor qualidade dos serviços de telefonia e dados em locais onde o sinal é mais fraco. Fonet: Correio