De acordo com dados da Pesquisa de Sondagem Turística no Brasil, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o instituto Qualitest, Salvador é o principal destino turístico, dentro do território nacional, que deve ser procurado após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi detalhada pelo titular pasta, Pablo Barrozo, durante uma coletiva virtual realizada nesta quinta-feira (20).
O estudo aponta os impactos, novos comportamentos, hábitos, exigências de segurança, além da intenção de viagem dos turistas em um momento posterior à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.
No total, foram ouvidos, por telefone, 1,6 mil brasileiros, de diversos estados do país, entre os dias 9 a 22 de julho. Desse quantitativo de participantes, 26,3% residem nos estados de São Paulo, 16,1% no Rio de Janeiro e 14,3% em Minas Gerais. A maioria (53,7%) afirmou que tem intenção de realizar alguma viagem após a pandemia.
A pesquisa foi baseada em um questionário feito aos entrevistados, composto por cerca de 30 perguntas distintas.
Durante a avaliação da resposta de 859 participantes, o levantamento mostra que 83,8% deles (720 pessoas) pretendem ir para destinos nacionais e 16,2% (139 pessoas) garantiram que fariam uma viagem com algum roteiro internacional.
Do número de pessoas que escolheram destino dentro do Brasil, 18,2% desejam ir para a Bahia, 11,7% para São Paulo e 10,6% para o Rio de Janeiro.
Na lista das três cidades brasileiras mais procuradas, estão: Salvador (9,87%), Rio de Janeiro (4,62%) e Recife (4,46%).
Das pessoas que têm intenção de ir para o exterior, o país mais citado foi Estados Unidos (EUA), com 20,9%, seguido por Portugal, com 12,9%, e Argentina, com 8,6%.
Ademais, a pesquisa lembra que a capital baiana foi o primeiro destino brasileiro a aderir ao selo de turismo seguro, batizado de “Safe Travels” e reconhecido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
Em junho, mais especificamente no dia 29, o WTTC publicou, em seu site, o reconhecimento da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, enfatizando a adoção de protocolos padronizados globais de saúde e higiene em meio à pandemia da Covid-19.
E netinho ainda não liberou a praia,, aí fica o povo indo na tora e a polícia e guarda municipal botando pra correr !!!