A partir do dia 1° de setembro será retomada as atividades turísticas de Lençóis, na Chapada Diamantina, uma das regiões mais visitas na Bahia.
No entanto, a decisão da prefeitura tem tido uma repercussão negativa e causado polêmica, já que um dos pontos do decreto municipal obriga a apresentação do resultado do teste para detecção do novo coronavírus (Covid-19), só desta maneira visitantes poderão entrar no município.
De acordo com o documento, o exame para Covid-19 deve ter o máximo de 72 horas da realização. Outra determinação de cunho obrogatório é a apresentação da confirmação de reserva de hospedagem feita em um estabelecimento autorizado pela cidade, tanto na barreira sanitária como durante o check in.
O decrete também estabelece que todos os estabelecimentos municipais precisam passar por vistoria da Vigilância Sanitária, bem como aferição de temperatura corporal dos funcionários e clientes, uso obrigatório de máscara facial, entre outras medidas.
Segundo pontuou a secretária de Turismo do Município, Roberta Ferraz, as exigências do decreto foram pensadas e planejadas visando salvar vidas, tanto dos munícipes quanto dos turistas.
“Essa questão do teste foi bastante discutida aqui no município. A gente sabe que tem um grupo de pessoas que está resistente em relação a esse teste, porém, a gente fez um ampla avaliação em relação ao risco dessa abertura ao turismo aqui no município, que é muito sensível”, afirmou a secretária.
Já a Associação Comercial do município, que entrou com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA), garante que a obrigatoriedade da apresentação do exame para Covid-19 prejudica o comércio local.
“Lençóis é o único município da região da Chapada que está fazendo essa exigência. Então, quem vem para a Chapada Diamantina, vai sentir no bolso o peso dessa obrigação da testagem”, frisa a presidente da Associação Comercial, Ana Cristina Moreira.
“Imagine uma pessoa que vem com quatro ou cinco pessoas e tenha que testar todo mundo? Nós sabemos que não é um investimento baixo”, completou Moreira.
Casos da doença
De acordo com dados municipais, atualizados no boletim divulgado na noite da quarta-feira (26), a cidadejá soma 127 casos confirmados da Covid-19, dese o começõ da pandemia. Desse quantitativo, 2 pacientes seguem ativos, ou seja, ainda podem transmitir o vírus, e nenhum óbito pela doença foi registrado.