Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia desta segunda-feira (16), a exoneração de alguns delegados titulares lotados em repartições da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Camaçari, Candeias e Mata de São João estão entre os municípios que passaram por mudanças no alto escalão da Polícia Civil.
Em Camaçari, o delegado titular da 18ª Delegacia Territorial, Nilton Borba de Souza, deixa o cargo após um ano e meio para assumir o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), no qual coordenará a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos.
Nilton Borba foi nomeado para assumir a Delegacia de Camaçari no dia 10 de junho de 2010 e tomou posse no dia 14 do mesmo mês. Borba ocupou o lugar do delegado Clayton Leão Chaves, assassinado no dia 26 de maio de 2010, na localidade de Cajazeira de Abrantes.
De acordo com Borba, a sua transferência para a Delegacia de Furtos e Roubos faz parte de uma ação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), em conjunto com o Comando Geral da poícia Civil e Militar. O trabalho visa combater o número de roubo de veículos no estado que, segundo ele, cresce na Bahia. "O roubo e furto de veículos na Bahia é um dos crimes que mais cresce. A polícia quer intensificar esse trabalho no estado. O delegado geral da Civil e o comandante geral da Militar fizeram questão que eu participasse desse trabalho", conta.
Borba tem 50 anos de idade e é membro da Polícia Civil há 28 anos. Entrou na instituição como agente policial e já tem mais de 9 anos de experiência como delegado.
Seu sucessor em Camaçari será o delegado João Rodrigo de Souza Uzzum, que deixa a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas de Feira de Santana, cidade onde Borba foi delegado plantonista da 2ª Delegacia Territorial.
Candeias
Em Candeias, a delegada da 20ª Delegacia Territorial de Candeias, Ayamara Bandeira Vaccani, também foi exonerada e deixa o cargo. Ela foi será nomeada para a 12ª Delegacia de Itapuã, em Salvador. Quem assume em seu lugar é o delegado William Achan.
Por Henrique da Mata