A visita da presidente Dilma Rousseff à cidade de Camaçari, na manhã desta segunda-feira (30), para a assinatura da ordem de serviço do projeto que vai recuperar o Rio Camaçari foi esperada com ansiedade pela população. Na cidade, a segurança para chegada da chefe de estado foi reforçada em vários pontos.
Apesar de ter sido marcado para às 8h30, só às 10h o evento foi aberto pelo prefeito Luiz Caetano, que destacou a importância de o município ter recebido Dilma. “Nem o presidente Lula esteve na sede do nosso município, mas a Dilma veio e com um objetivo muito bom, que é a asinatura da ordem de serviço da revitalização do Rio Camaçari”, disse.
O evento aconteceu na Cidade do Saber e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do prefeito Luiz Caetano, da primeira dama e deputada estadual Luiza Maia, do deputado federal Nelson Pelegrino, da senadora Lídice da Mata, do ministro das Cidades, Mário Negromonte, além de secretários estaduais e municipais.
Nem mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considerado um dos presidentes mais populares da história do país esteve tão próximo dos moradores do município como Dilma esteve nesta segunda-feira em Camaçari. Jorge ficou feliz de ter visto pela primeira vez e de tão perto a presidente de seu país. “É muito gratificante receber em nossa cidade a presidente do nosso país”, disse.
Em seu discurso, o governador Jaques Wagner disse que a presidente fez questão de participar da assinatura da ordem de serviço da bacia do rio camaçari. “Mesmo tendo sido avisada em cima da hora e com a agenda lotada, quando eu disse a Dilma da assinatura desse projeto em Camaçari, ela disse que antes de qualquer coisa vinha dar um beijo no povo de Camaçari”, ressaltou.
Entusiasmado com a presença de Dilma, Caetano exaltou o projeto e disse que o apoio da presidente foi relevante em todo o processo. “Essa conquista que está se concretizando aqui hoje foi um trabalho de todos nós do governo, inclusive da presidente Dilma que aprovou o projeto assim que conheceu”, relatou.
A presidente elogiou o trabalho que o prefeito vem fazendo no município e considerou o projeto de revitalização do rio uma prova da consideração que o prefeito tem com a população. “Acho que o prefeito fez uma obra que mostra a sua consideração pela população de Camaçari. Quando eu cheguei aqui, o prefeito me disse: essa é uma obra de rico para todos os pobres de Camaçari”, destacou.
Protestos
Enquanto uns aproveitavam o evento para ver a presidente Dilma Rousseff de perto, grupos organizados usaram a visita para fazer manifestação. As manifestações eram pacíficas, apenas com faixas e mega-fones em ação cobrando do governador Jaques Wagner e da presidente Dilma soluções para problemas no setor de saúde, educação e afins.
Por Henrique da Mata