De acordo com informações da Prefeitura de Simões Filho, município na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi inciiada na região a Fase III do Plano Estratégico de Reabertura Parcial das Atividades Econômicas.

Segundo a gestão municipal, a iniciativa está alinhada com o protocolo conjunto, elaborado em consonância com o Governo do Estado da Bahia e demais prefeituras da RMS, após a redução e manutenção do percentual de ocupação dos leitos adultos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), criados exclusivamente para o tratamento de casos graves do novo coronavírus (Covid-19).

A prefeitura também destaca que as medidas estão contidas no decreto 551/2020, e nesta terceira etapa, os estabelecimentos autorizados a retomar as atividades serão obrigados a cumprir regras e protocolos sanitários de prevenção ao contágio, segurança e proteção à vida, como já acontece com as demais casas comerciais abertas nas fases I e II.

Conforme explicou a gestão, em nota, os segmentos foram divididos por grupos e horários de funcionamento, além disso, os estabelecimentos deverão atender as recomendações de segurança.

Veja abaixo mais detalhes da medida:

Grupo 1 – das 05h às 22h: farmácias; supermercados; hipermercados; mercearias; padarias; postos de combustível; distribuidoras de água e gás; funerárias; imprensa; provedores de internet; estacionamentos; bancos; escritórios; borracharias; corretora de seguros; açougues; casas lotéricas; e oficinas. (Os limites de horário para funcionamento não se aplicam aos Postos de combustível e Farmácias).

Grupo 2 – das 07h às 17h: laboratórios, clínicas, óticas, consultórios médicos e odontológicos, lojas de materiais de construção e autopeças.

Grupo 3 – das 07h às 20h: armarinhos; lojas de utilidades do lar; eletrodomésticos; eletroeletrônicos; celulares e acessórios; informática; móveis; fotografia; gráficas; papelarias e livrarias; bancas de jornal e revistas; artigos para festas; chaveiro; loja de máquinas e implementos; vidraçaria; e lojas de produtos naturais;

Grupo 4 – das 07h às 20h: floriculturas; colchões, mesa e banho; lojas de artigos esportivos; suplementos esportivos; perfumaria e cosméticos; bijuterias; lojas de doces; artigos para bicicletas; lan houses; lojas de calçados e bolsas; vestuários e acessórios; lojas de tecidos; financeiras; relógios e acessórios; instrumentos musicais; Já as barbearias e salões de beleza funcionarão das 08h às 17h, com limite de ocupação de 75% da capacidade total.

Grupo 5 – das 05h às 22: academias e centros esportivos, com limite de ocupação de 60% da capacidade total.

Grupo 6 – das 05 às 21h: templos religiosos de todo e qualquer culto, com limite de ocupação de 60% da capacidade total.


No caso dos bares e restaurantes, eles poderão abrir com 50% de sua capacidade de ocupação, devendo obedecer ao limite mínimo de distanciamento de 1,5 (um metro e meio) entre as mesas dispostas no ambiente.

“Vale salientar que permanece suspensa a realização de eventos festivos em locais públicos e privados, devendo os estabelecimentos comerciais notadamente do seguimento de entretenimento, mediantes os protocolos sanitários, estimular a manutenção do distanciamento social entre os usuários”, frisa a prefeitura.

Ademais, o decreto ainda define normas gerais de segurança, a exemplo:

  • Aferição da temperatura corporal e obrigatoriedade do uso de máscaras faciais tanto de empregados quanto de consumidores;
  • Ocupação mínima de 01 (uma) pessoa por 02 (dois) metros quadrados no interior do estabelecimento;
  • Distanciamento entre clientes e trabalhadores de, no mínimo, 2 metros;
  • Manutenção dos ambientes ventilados e com garantia de espaçamento entres as pessoas presentes no local;
  • Disponibilização na entrada do estabelecimento, loja ou templo, de tapete e toalha umidificada com hipoclorito de sódio para higienização de sapatos;
  • Álcool em gel para limpeza das mãos;
  • Realização da limpeza das instalações e superfícies com solução de hipoclorito, a cada 2 horas.

Covid-19 em Simões Filho

Segundo dados atualizados pela Prefeitura de Simões Filho, na noite da sexta-feira (29), a cidade já acumula 1.526 casos confirmados do novo coronavírus, desde o começo da pandemia. Desse quantitativo, 59 infectados morreram e 1.130 já são considerados recuperados da doença.

No boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Simões Filho aparece com o total de 1.794 contaminados, sendo que, 57 pacientes evoluíram para o óbito. A taxa de letalidade é de 3,18%.

0 0 votos
Article Rating