No evento em que o PRP – Partido Republicano Progressista – oficializou o apoio a Carlos Martins, como pré-candidato a prefeito de Candeias pelo PT, o vice-prefeito da cidade, Loteba (PT), falou sobre a importância desta adesão, ante o estado em que se encontra o município, sob a administração desastrosa da peemedebista Maria Maia.
"É muito importante, não só para o Partido dos Trabalhadores, mas para Candeias. A cidade precisa fazer uma transformação, precisa mudar. A gente sente neste projeto uma alternativa para transformar a cidade. Candeias não pode ficar como está. O sofrimento é muito grande para a população", disse ele.
Loteba destacou um dado que contribui para reafirmar a necessidade de uma nova administração municipal. Em uma pesquisa recente, Candeias aparece como a pior cidade da Região Metropolitana. Uma informação irônica, já que o município possui uma arrecadação que deveria refletir, senão em termos de desenvolvimento, ao menos na promoção dos direitos básicos dos candeienses. O que não tem acontecido…
"É um absurdo… O que essa cidade arrecada não é brincadeira", lembrou Loteba.
O vice -prefeito também criticou a estagnação geral de Candeias: "As escolas nem pintura têm. A cidade é buraco e lixo, não oferece nada. A gente precisa mudar".
Loteba, que rompeu politicamente com Maria Maia há dois anos e meio, comentou o equívoco em pertencer ao grupo político da atual prefeita, mas explicou a fase em que a política candeiense passava na época. Segundo ele, havia uma ligação muito forte entre o PMDB e o PT, na então conjuntura estadual e nacional – o vice do governador Jaques Wagner na época, por exemplo, era do PMDB.
Mas com o [pouco] tempo de aliança a confirmação: foram apenas dois meses para Loteba e Candeias perceberem que o melhor caminho para a cidade não era Maria Maia. "A insatisfação era tão grande que pedi renúncia", contou ele.
Hoje a palavra-chave que classifica a gestão atual é, segundo o vice-prefeito, 'decepção'. "A cidade está sem controle. Ninguém manda, não tem gestor". E ele manda um recado para a prefeita: "Seja mais sensível ao povo de Candeias".