O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou no sábado (29) que decidiu reduzir a cota de importação de aço do Brasil. Segundo o norte-americano, a medida foi motivada pelo desaquecimento do mercado siderúrgico do país,em virtude das paralisações provocadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Em 2018, o limite havia sido definido através de um acordo com o Brasil, na tentativa de evitar que o país pagasse tarifa imposta a outras nações.
Em nota, Trump destacou que as exportações dos produtores norte-americanos caíram em cerca de 15% no primeiro semestre deste ano, e que a utilização da capacidade instalada das empresas do setor está abaixo de 70%, conforme dados levantados até o dia 15 de agosto.
Ainda no comunicado, Dinald Trump ressaltou que enquanto diversos países diminuíram a importação de aço, seguindo o desaquecimento do mercado, as importações brasileiras diminuíram apenas “ligeiramente”.
Após a divulgação da nota dos EUA, o governo brasileiro também falou sobre o assunto. No comunicado, as autoridades brasileiras garantiram que torcem para que o setor siderúrgico dos Estados Unidos tenha uma recuperação em breve.
Brasil e EUA devem retomar o diálogo a respeito do assunto ainda em dezembro do ano vigente.