Na noite do domingo (30), em menos de 24 horas, um novo terremoto foi registrado na Bahia. Segundo cálculos do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o segundo abalo sísmico do dia teve magnitude de 2,7 e aconteceu na cidade de Amargosa, situada no Recôncavo Baiano, em torno das 18h11.

Foi o segundo registro de tremor na Bahia durante o domingo. O primeiro ocorreu pela manhã, por volta das 7h40, e teve magnitude de 4,6, sendo registrado na região de Mutuípe, que fica localizada no Vale do Jiquiriçá, próxima do município de Amargosa.

No entanto, no site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), são computados nove registros de terremotos nas regiões de Amargosa, todos durante a manhã do domingo. As magnitudes foram de 1,6 e 4,2, respectivamente.

Durante o tremor que aconteceu na manhã do domingo, moradores de várias cidades baianas, a exemplo de São Miguel das Matas, Elísio Medrado, e Santo Antônio de Jesus, além de localidades do Recôncavo, relataram que sentiram o impacto do abalo.

Até na capital baiana houve relatos de moradores que sentiram a repercussão do terremoto.

Outros registros

Neste mês de agosto, mais especificamente no dia 19, moradores de Cachoeira e São Félix, ambas situadas no Recôncavo Baiano, já haviam relatado tremores de terra nas regiões.

À época, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que o fenômeno realmente ocorreu, e foi registrado na cidade de São Félix, vizinha a Cachoeira, com magnitude de 1.6 mR.

5 1 voto
Article Rating