Cerca de dezoito respiradores e seis aparelhos de ultrassom portáteis foram doados à unidades hospitalares do Brasil, por meio do Papa Francisco. O intuito é de que os equipamentos ajudem no tratamento e terapia intensiva de pacientes graves que foram infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).
A doação é fruto de uma parceria da Santa Sé com a empresa Hop Luz.
As entregas já aconteceram. Elas foram registradas ao longo do domingo (30). Um dos locais que foram contemplados com os equipamentos foi o Hospital São Francisco, situado no Rio de Janeiro. A unidade recebeu quatro ventiladores e um ecógrafo (um tipo de ultrassom portátil). A casa de saúde, que já era conhecida do religioso, foi a única a ganhar a doação dos aparelhos na cidade carioca.
Outro exemplo foi o Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que recebeu quatro respiradores e um aparelho de ultrassom.
Cidades como Tocantinópolis (TO), Goiânia (GO) e Crato (CE) também receberam as doações feitas por Francisco.
“O gesto foi uma expressão da solidariedade de homens e mulheres preocupados com a vida dos menos favorecidos”, destacou o arcebispo, dom Jaime Spengler.
No momento da entrega dos equipamentos, representando a empresa que participa junto com o Papa Francicsco das doações, vieram ao Brasil os médicos italianos Antônio Guizzetti e Paolo Tacchini.