Conhecido como Polêmico, Neri Vendedor ganhou os holofotes de Candeias ao criar a associação dos Trabalhadores Desempregados da Região. No ano passado, Neri conduziu as manifestações que paralizaram as empresas da RLAM e trouxeram prejuízos milionários para o estado.
Neri que já foi candidato a vereador em Candeiase, a deputado e não logrou êxito, teve vários cargos na administração de Maria Maia, mas rompeu com a mesma após a demissão de alguns cargos. Como Candidato a deputado federal Neri, em 2010, aumentou sua votação, após encabeçar os protestos da região obtendo 1.075 votos. Em um desses protestos, a Polícia de Choque chegou a preender seu carro de som e fez o mesmo recuar da ação.
Ligado politicamente ao deputado Estadual Sargento Isidório (PSB), Neri estava filiado ao PCB em Candeias, mas tinha sido candidato pelo PTdoB na última eleição.
Neri seria candidato a vereador ou a vice na chapa de Isidório, mas foi retirado da disputa por não ter se desfiliado do PTdoB em tempo hábil.
Com esse simples erro, o TRE julgou no dia 13 deste mês a ação que pedia sua inelegibilidade que foi acatada pelo tribunal após denúncia do Ministério Público Eleitoral.
Há duas semanas o polêmico Neri Vendedor foi preso por desacatar policiais militares e saiu da prisão depois que o deputado Isidório deu uma carteirada na delegacia de Simões Filho.